Dislexia

COMO TRATAR A DISLEXIA

Reeducação da Dislexia em crianças e jovens

Sempre que crianças ou jovens revelem alguns dos sinais de alerta relacionados com a dislexia, pais e professores devem procurar o quanto antes, fazer uma avaliação mais detalhada junto de técnicos especializados, dado que o sucesso da intervenção será tanto maior quanto mais cedo forem detetadas e intervencionadas estas dificuldades. O diagnóstico e a intervenção na dislexia são realizados por psicopedagogos ou psicólogos educacionais, que devem trabalhar em estreita colaboração com a família e os professores da criança. A avaliação consiste geralmente numa entrevista inicial aos pais, seguida de três a quatro sessões com a criança e de uma entrevista aos seus professores.

Os programas de intervenção mais eficazes na reeducação da dislexia são dirigidos para a estimulação e treino das competências metalinguísticas e visuo-espaciais tendo como foco o processamento fonológico e percetivo-visual. Estes programas são realizados através de sessões semanais ou bissemanais privilegiando sempre que possível uma estimulação multissensorial.

Dependendo dos casos, são aplicadas atividades em que são estimuladas e otimizadas diversas competências da criança. Testa-se, nomeadamente:

-         a familiaridade da criança com a existência de diferentes sons nas letras e nas palavras (consciência fonológica);
-         a sua capacidade de transformar letras e palavras em sons (processos de descodificação) e vive-versa (processos de codificação);
-         a sua velocidade de leitura, compreensão leitora e expressão escrita.


A reeducação e o treino destas aptidões baseia-se em atividades profundamente estruturadas e sistematizadas, assim como na implementação de atividades lúdico-pedagógicas. É fundamental que o técnico mantenha uma comunicação estreita com os professores e os pais da criança, de forma a conciliar as estratégias educativas utilizadas.




Rua Dr. José Joaquim de Almeida nº808
2775-595 Carcavelos

© 2018 SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

O SEI conta com uma equipa especializada na avaliação e intervenção junto a crianças e indivíduos com dislexia.

Para além dos serviços de avaliação e de consultas de intervenção, proporciona um serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas e de aconselhamento a pais.

Pergunte Agora

PARTILHAR NA REDE:
Siga-nos no:

Site desenvolvido por FOUND