Dislexia

CAUSAS DA DISLEXIA

Dislexia de origem genética ou adquirida

Crianças com dificuldades de leitura e escrita são muitas vezes preconceituosamente vistas como sendo pouco inteligentes ou irremediavelmente desmotivadas para a aprendizagem. No entanto, há décadas que a investigação científica vem desmentindo esta perceção do problema. Hoje sabemos que há uma origem genética da dislexia que nada tem que ver com limitações do foro cognitivo da criança.

A dislexia pode ocorrer em pessoas de todos os contextos socioeconómicos e níveis intelectuais. Com efeito, pessoas com elevada inteligência também podem apresentar dislexia, sendo muitas vezes dotadas para outras áreas não relacionadas com competências linguísticas, tais como arte e design, informática e eletrónica, matemática, música, teatro ou desporto.

Num estudo científico publicado em 2005 na Academia Nacional de Ciências Americana por uma equipa de investigação liderada por Jeffrey Gruen, professor associado da Escola de Medicina de Yale, estabeleceu-se finalmente uma forte correlação entre a dislexia e um gene específico. Este estudo revela que a capacidade de ler é fortemente influenciada pelo gene DCDC2, localizado no cromossoma 6. A existência de defeitos na sequência de DNA deste cromossoma em determinadas áreas do cérebro parece estar fortemente relacionada com dificuldades nas funções de leitura e escrita. Estima-se que a dislexia tenha uma probabilidade de hereditariedade que varia entre 40% a 70%.

Para além da origem genética, a dislexia pode igualmente resultar de uma lesão cerebral provocada por algum tipo de acidente (como uma trombose ou um traumatismo craniano), no caso de pessoas que tenham sido leitores e escritores competentes durante a sua vida e cujo traumatismo tenha ocorrido em áreas do cérebro que afetam direta ou indiretamente os mecanismos de leitura e escrita.




Rua Dr. José Joaquim de Almeida nº808
2775-595 Carcavelos

© 2018 SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

O SEI conta com uma equipa especializada na avaliação e intervenção junto a crianças e indivíduos com dislexia.

Para além dos serviços de avaliação e de consultas de intervenção, proporciona um serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas e de aconselhamento a pais.

Pergunte Agora

PARTILHAR NA REDE:
Siga-nos no:

Site desenvolvido por FOUND