Dislexia

TIPOS DE DISLEXIA

Existem diferentes Tipos de Dislexia

Existem três tipos de dislexia, com sintomas específicos no desempenho na leitura e na escrita:

Dislexia de Tipo Fonológico

A criança tem tendência a confundir letras com sons parecidos, em consequência de uma dificuldade em transformar sons em letras, sílabas ou palavras. Daqui resultam sérias limitações em identificar palavras e dissecá-las em sílabas, em memorizar rimas e lengalengas.
Alguns exemplos: sons de V-F, T-D, LHE-NHE - > pafimento (pavimento), balte (balde), conher (colher); malhã (manhã); tentes (dentes); mai (mãe); faca (vaca); ode (onde); totos (todos).

Dislexia de Tipo Visual

A criança tem dificuldades em distinguir letras visualmente parecidas, como resultado de uma limitação na perceção e organização visuo-espacial. Dificuldades em construir histórias a partir de uma sequência lógica de imagens, problemas a construir puzzles e copiar figuras geométricas e uma fraca capacidade de memorizar palavras e imagens são alguns dos sintomas mais comuns em crianças com este tipo de dislexia.
Alguns exemplos: inversões b-d, q-p - > caba (cada); lepe (leque); bata (data); duanbo (quando); unas (umas); este (esta); ed (de); doda (dado).

Dislexia de Tipo Misto

A criança apresenta dificuldades tanto de tipo fonológico, como visuo-espacial, ou seja, tanto confunde letras com sons parecidos como letras com formas semelhantes.


Frequentemente, as crianças com dislexia têm fracas noções sobre as regras de construção frásica e gramatical durante a leitura e a escrita. Nestes casos, as palavras são escritas incorretamente, embora de forma fonologicamente idêntica às palavras corretas.
Exemplo: “cassador” (substituição ‘ç’-‘ss’); “canpo” (substituição 'm'-'n'); “estam” (substituição 'ão'-'am').




Rua Dr. José Joaquim de Almeida nº808
2775-595 Carcavelos

© 2018 SEI - Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

O SEI conta com uma equipa especializada na avaliação e intervenção junto a crianças e indivíduos com dislexia.

Para além dos serviços de avaliação e de consultas de intervenção, proporciona um serviço gratuito de esclarecimento de dúvidas e de aconselhamento a pais.

Pergunte Agora

PARTILHAR NA REDE:
Siga-nos no:

Site desenvolvido por FOUND